quarta-feira, 31 de maio de 2023
CONHECENDO PARIS
LA TOUR EIFFEL
Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel, é uma torre de treliça de ferro forjado no Champ de Mars, em Paris, França. Tem o nome do engenheiro Gustave Eiffel, cuja empresa projetou e construiu a torre.
Localmente apelidada de "Dama de Ferro" (em francês: La Dame de Fer), foi construída de 1887 a 1889 como a peça central da Exposição Universal de 1889 e foi inicialmente criticada por alguns dos principais artistas e intelectuais franceses por seu design, mas tornou-se um ícone cultural global da França e uma das estruturas mais reconhecidas do mundo.
A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo; 6,91 milhões de pessoas subiram na torre em 2015. Foi designado um monumento histórico em 1964 e foi nomeado parte do Patrimônio Mundial pela UNESCO ("Paris, Margens do Sena") em 1991. A torre tem 330 metros de altura, aproximadamente a mesma altura de um edifício de 81 andares, e é a estrutura mais alta de Paris. Sua base é quadrada, medindo 125 metros de cada lado.
A torre tem três andares para visitantes, com restaurantes no primeiro e segundo níveis. A plataforma superior do andar superior fica a 276 m acima do solo – o deck de observação mais alto acessível ao público na União Europeia.
Os ingressos podem ser adquiridos para subir por escadas ou elevador para o primeiro e segundo andares. A subida do nível do solo para o primeiro andar é de mais de 300 degraus, assim como a subida do primeiro nível para o segundo, fazendo toda a subida ser composta por 600 degraus. Embora haja uma escada para o primeiro andar, geralmente ele é acessível apenas por elevador.
A torre está aberta para visitação e permite uma vista panorâmica de Paris. Abriga cafeterias, restaurantes, lojinhas e salas de exposições, distribuídos em três plataformas com três opções de ingressos à venda:
2º andar – bilhete do elevador: permite o acesso ao segundo andar usando o elevador;
Topo – bilhete do elevador: permite o acesso ao cume usando um primeiro e um segundo elevador;
2º andar – bilhete para escadas: permite o acesso ao segundo andar usando as escadas;
Topo – bilhete para escadas + elevador: permite acesso ao topo usando as escadas para o segundo andar e o elevador até o topo. Vendido apenas nas bilheterias da atração.
Caso tenha pique (e pernas treinadas!), compre o bilhete mais barato que dá acesso apenas as escadas para subir ao segundo piso. Já o ingresso ao mesmo piso usando o elevador custa alguns euros a mais, o que consideramos muito bem pagos.
Para subir na última plataforma é necessário comprar o ticket mais caro e usar um segundo elevador.
L'ARC DE TRIOMPHE
O Arco do Triunfo (francês: Arc de Triomphe) é um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806.
Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Em sua base, situa-se o túmulo do soldado desconhecido (1920). O arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida Champs-Élysées. Nas extremidades da avenida encontram-se a Praça da Concórdia e, na outra, La Défense.
Projetado pelo arquiteto francês Jean Chalgrin, o monumento tem 50 metros de altura por 45 metros de largura e 22 metros de profundidade. O Arco de Tito serviu de inspiração para a sua concepção.
A escala do Arco do Triunfo é tão massiva que, três semanas após o desfile da vitória de 1919 em Paris (que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial) o aviador Charles Godefroy conseguiu fazer passar o seu biplano pelo centro.
O Arco do Triunfo faz parte do Eixo Histórico (Axe historique) – uma série de monumentos e grandes vias públicas num percurso que vai desde o pátio do Louvre até ao Grande Arco de la Défense.
Este foi o arco do triunfo mais alto do mundo até à construção do Monumento a la Revolución no México em 1938 (de 67 metros). O Monumento está aberto diariamente das 10h00 às 22h30.
-o-o-o-o-o-o-o-o-o-