quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA


TIRANDO DÚVIDAS

01 – DESCULHAMBAR OU ESCULHAMBAR?             
R – A palavra correta é Esculhambar, que significa maltratar verbalmente; desmoralizar; ridicularizar. Esculhambação quer dizer  desordem; confusão.

02 – RUBRICA OU RÚBRICA?
R – Embora ainda encontramos pessoas que dizem rúbrica, com a sílaba tônica em RU, o correto é Rubrica, com a sílaba tônica no BRI. Não custa nada corrigir enquanto é tempo.

03- GRATUÍTO OU GRATÚITO?
R – Grandes comunicadores do rádio e da televisão teimam em falar gratuito, com a sílaba tônica no I. Totalmente errado! A sílaba tônica desta palavra é no U. Neste caso, pronuncia-se GRATÚITO. É triste ouvir GRATUÍTO.

04 – POBLEMA OU PROBLEMA?
R – A pronúncia correta é, sem sombra de dúvidas, PROBLEMA. É totalmente equivocado dizer POBLEMA.

05 – CHUCALHO OU CHOCALHO?
R – A grafia correta é Chocalho e não chucalho. Trata-se de uma campainha como um sino, que se coloca no pescoço de certos animais, como jumentos, bodes, vacas, etc.

06 – O QUE É DANADO?
R – Cuidado ao dizer com seu filho: “esse menino é um danado!”. A palavra DANADO significa condenado ao inferno; estragado; corrompido. Tem gente que diz: “estou com uma fome danada!” Então a fome desta pessoa está condenada ao inferno ou está bastante estragada.

07 – RELAMPIAR OU RELAMPPEJAR?
R- O correto é dizer Relampejar, ou relampaguear.  O termo relampiar ou relampear não existe e está fora de qualquer cogitação. Diz-se: Está relampejando e não: está relampeando, ou relampiando.

08 -  XUXU OU CHUCHU?
R – O correto é escrever CHUCHU. Sua salada nunca ficará gostosa com xuxu. Certamente com X, ele apresentará um sabor desagradável. Talvez nem chegue à mesa!

09 – PLANCHETA OU PRANCHETA?
R – Você só fixará bem o seu papel se for numa PRANCHETA. Numa plancheta ele não terá nenhuma sustentação.

10 – PREVILÉGIO OU PRIVILÉGIO?
R – Você só será feliz se for um PRIVILEGIADO, ou seja, se gozar de algum privilégio. Com previlégio você não chega a lugar nenhum.

11 – DEFAMAR OU DIFAMAR?
R – Se você quer macular a honra e a reputação de alguém, certamente vai DIFAMAR esse alguém, pois Difamação é uma forma de ofender ou caluniar a honra de alguém.

12 – MUNGUZAR OU MUGUNZAR?
R – Muita gente acha mais fácil aprender o incorreto, chamando MUNGUZÁ de Mugunzá. Talvez não seja tão estranho como parece, mas que MUGUNZÁ é incorreto, isso é!

13 – GOLS OU GOIS?
R – Os maiores narradores esportivos enchem a boca e dizem: “Fulano marcou 3 GOLS na partida!”. Ora, se a palavra termina com “L”, com certeza o seu plural é “IS”. Logo, o correto é dizer GOIS e não GOLS. Estranho, não? Mas a Gramática Normativa está mais correta do que os narradores! Vejam os exemplos de SOL > SÓIS; FAROL > FARÓIS.

14 – VOLTAMOS OU VOLTAREMOS?
R – Todos os apresentadores de programas de rádio e televisão costumam dizer: “Nós VOLTAMOS depois dos comerciais!”. Ora, se eles ainda vão voltar, o verbo deve estar no futuro e não no presente, ou  no pretérito. Logo, o correto seria dizer: “Nós VOLTAREMOS depois dos comerciais!”. NESSE CASO, o futuro deve ser respeitado e nunca o presente e muito menos o pretérito.

15 – FRUSTADO OU FRUSTRADO?
R – Embora muita gente tenha o costume de engolir o “R” da terceira sílaba, não siga esse triste exemplo. Escreva e pronuncie FRUSTRADO, palavra que significa decepcionado; malogrado; incompleto; alguém que não conseguiu realizar um sonho.

16 – PEXEIRA OU PEIXEIRA?
R – Considerando-se que a palavra é derivada de peixe, o correto é PEIXEIRA, que significa “mulher vendedora de peixe”. Também significa uma faca comprida. É também um tipo de travessa para servir peixe.

17 – MACHICHE OU MAXIXE?
R – Se você se refere ao fruto do maxixeiro, por favor, escreve com “X”. Se você se refere àquela dança de salão, não mude a grafia. Em ambos os casos a palavra se escreve com “X”: MAXIXE.

18 – FUTURO PROMISSOR PELA FRENTE??? ISTO ESTÁ CORRETO? 
R – Em hipótese alguma! Ando à procura do inventor de tamanha aberração! Você, por acaso, já viu um FUTURO no passado? Um FUTURO no presente? Um FUTURO que não seja pela frente? E o pior é que este absurdo é usado por professores universitários, locutores de rádio e de televisão e até por aqueles que se dizem detentores de profundos conhecimentos da nossa Gramática Normativa. Na verdade, o termo correto é: “VOCÊ TEM UM FUTURO PROMISSOR!” e pronto! Vocês podem até dizer que se trata de um pleonasmo elegante. Mas que é inconveniente, isso é! Por favor, preservem a beleza da Língua Portuguesa!

                                                -o-o-o-o-o-o-o-


Nenhum comentário:

Postar um comentário