sexta-feira, 18 de junho de 2021

QUAL O VERDADEIRO DIA DE DESCANSO?

 

                                

                                      DEUS MANDA DESCANSAR NO DOMINGO?

                                 SERÁ O SÁBADO APENAS UMA SIMBOLOGIA?

O que está escrito aqui, é fruto de uma afirmativa feita por alguém, segundo a qual aqueles que guardam o sábado como o DIA DO SENHOR são verdadeiros HEREGES.

Daí a minha curiosidade em ir buscar respostas nas Escrituras Sagradas, a fim de confrontá-las com as decisões humanas (ICAR), que substituíram o sábado pelo domingo. Eis o resultado:

O QUARTO MANDAMENTO (ÊXODO 20): “(8) Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. (9) Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. (10) Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; (11) porque, em seis dias, fez o senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que nele há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR  abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxodo 20:8 a 11)

01 – Levítico 19:29 e 30 > “Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade. Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR”.

02 – Números 15:32 a 36 > “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. Os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação. Meteram-no em guarda, porquanto ainda não estava declarado o que lhe devia fazer. Então, disse o SENHOR  a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”.

03 – Deuteronômio 5:12 a 14 > “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas p sétimo dia é o sábado do SENHHOR, teu Deus...”

04 – Neemias 13:17 e 18 > “Contendi com os nobres de Judá e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Acaso, não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda trazeis ira maior sobre Israel, profanando o sábado.”

05 – Isaias 56:1 e 2 > “Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça,  preste a manifestar-se. Bem-aventurado que faz isso, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal.”

06 – Jeremias 17:21 a 23 > “Assim diz o SENHOR: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém; não tireis cargas de vossa casa no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como ordenei a vossos pais. Mas não atenderam, não inclinaram os ouvidos; antes, endureceram a cerviz, para não me ouvirem, para não receberem disciplina.”

07 – Ezequiel 20:12 e 13 > “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos e rejeitando os meus juízos, os quais,  cumprindo-os o homem, viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados. Então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.”

08 – Lucas 4:16 > “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então lhe deram o livro do profeta Isaias, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:...”.

09 – Atos 17:2 > “Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram à Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procura-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras.”

10 – Tiago 2:10 e 11 > “(10) Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se tora culpado de todos. (11) Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.”

SE É O SÁBADO APENAS UMA SIMBOLOGIA BÍBLICA, E SEM VALOR ALGUM, O QUE DIREMOS, ENTÃO, A FAVOR DO DOMINGO?

QUAL FOI A INTENÇÃO DE DEUS AO SANTIFICAR O SÁBADO? CRIAR CONFLITOS ENTRE OS CRISTÃOS, TORNANDO ALGUNS HEREGES?

- Por Adalberto Pereira -

                                              -o-o-o-o-o-o-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário