quarta-feira, 23 de setembro de 2020

GENTE HONRADA PRECISA SER SEMPRE LEMBRADA - 01

 

                         (Na foto: Osvaldo Costa, Adalberto Pereira e Alencar Costa)

               OSVALDO COSTA E ALENCAR COSTA

Ninguém consegue falar de Marcolândia, aquela cidade lá no cantinho do Piauí, sem mencionar os nomes de dois homens que muito contribuíram para a emancipação político-administrativa do então Distrito de Padre Marcos. Estamos falando de OSVALDO COSTA e seu  irmão ALENCAR COSTA.

 OSVALDO ANTÔNIO DA COSTA é dono de uma história que enriquece a galeria dos valorosos cidadãos daquela cidade. Filho do casal Antônio Francisco da Costa e Maria Concebida da Costa, Osvaldo nasceu em Bertuleza, Caldeirão Grande, no dia 8 de julho de 1943. Em 1963 chegou em Marcolândia, onde conheceu Hilda Soares Costa, por quem se apaixonou e casou no dia 15 de maio de 1966. Desse casamento nasceram sete filhos: Antônio Carlos, Carlos Petrônio, Ednarth Soares, Clareth Soares, Raimundo Nonato,  Ismaneth Soares, e Paula Regina. A estes juntou-se o neto Pedro Osvaldo, considerado o oitavo filho do casal. Ele cita os nomes dos filhos com muita alegria nos olhos, numa demonstração de felicidade. Osvaldo Costa foi Vereador durante vinte anos (de 1982 a 2000) e funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí. Ele se orgulha em dizer que é Maçom há 16 anos. 

JOSÉ ALENCAR DA COSTA - Irmão de Osvaldo Costa, Alencar é um dos oito filhos de Antônio Francisco da Costa e Maria Concebida da Costa. Nascido na localidade de Braga, no dia 21 de setembro de 1929, Alencar, como é mais conhecido, fica muito à vontade para dizer que foi tropeiro, tendo tangido burros pelas estradas poeirentas do seu lugarejo. Durante 10 anos foi vereador em Padre Marcos, representando o então Distrito de Marcolândia, hoje cidade. Um dos cidadãos mais respeitados em Marcolândia e região, Alencar foi casado com d. Regina Maria da Costa, de quem guarda grandes e saudosas lembranças. O casal adotou como filhos Felisberto José da Costa e Maria Luzinete Costa. Em 1988 concorreu à Prefeitura de Marcolândia, não conseguindo sucesso em suas pretensões de governar com dignidade a cidade a quem dedicou grande parte de sua vida. José Alencar da Costa é uma pessoa bastante querida, um exemplo de dignidade e de honradez. Vale a pena lembrar estes versos de sua autoria: “O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS, SE O QUE EU FIZ ATÉ HOJE NINGUÉM FAZ?”.

Por tudo isso e por muito mais que representam para o município de Marcolândia, JOSÉ ALENCAR DA COSTA e seu irmão OSVALDO ANTÔNIO DA COSTA merecem estar entre os nossos homenageados.

- Por Adalberto Pereira -

                                                       -o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário