quarta-feira, 18 de novembro de 2020

AS VIRTUDES DO HOMEM!

            


     
                                                           SER HOMEM

Ser homem não é gritar aos quatro ventos que não tem medo de nada e que é macho para o que der e vier! Os leões são bem mais ferozes e não passam de animais irracionais.  Eles também têm o seu dia de tapete.

Ser homem não é ser agraciado com títulos e condecorações! Isso até os piores bandidos, mesmo fazendo o mal aos seus semelhantes, também recebem.

Ser homem não é ser diferente das mulheres na genética. Muitas mulheres, mais do que muitos que se dizem homens, se destacam muito mais pela sua elegância no comportamento e na convivência na sociedade.

Ser homem não é estar nas páginas dos jornais e muito menos expor os seus feitos nas telas das televisões! Os maiores corruptos e assaltantes aos cofres públicos também o fazem e com muito mais frequência.

Ser homem é muito mais do que o que muitos pensam! É muito mais do que ser homenageado, ovacionado, carregado nos ombros dos bajuladores, beijado em solenidades promovidas por uma sociedade interesseira.

Ser homem é reconhecer que errou, que foi um vagabundo, um malandro cinco estrelas, um autêntico fingido, um irresponsável que negou a paternidade de um filho e que humilhou uma mulher vítima de suas cretinices. É ter caráter e saber ser grato no momento certo. É saber respeitar os direitos dos outros, sem se deixar levar pelos maus exemplos. É saber viver num mundo ingrato sendo diferente dos que nele vivem.

Ser homem é ter coragem de pedir desculpas aos que causou tanto mal. É abraçar os filhos, independente de como nasceram e dos ventres que os geraram. É reconhecer que, no auge de sua ignorância, deixou de cumprir com suas obrigações como cidadãos. É saber se curvar diante da sua displicência e corrigir os deslizes cometidos, causando prejuízos físicos e morais aos seus semelhantes.

Muitas vezes eu pensei que era homem cabra macho! Senti-me orgulhoso pelos títulos, elogios e homenagens recebidos; achei-me o todo poderoso e, por várias vezes sentei-me no “trono” da arrogância, da prepotência e da vaidade. Só nunca fui invejoso. Mas eu tenho o orgulho de dizer: NUNCA NEGUEI A PATERNIDADE DOS MEUS FILHOS, a quem amo de coração, independente da forma como chegaram a ser meus filhos.

Até que um dia conheci um DEUS de amor, de bondade, de misericórdia e de justiça. Resolvi, então, ser homem de verdade, reconhecendo o que fiz de mal a tantas pessoas! Foi aí que decidi mudar! Olhei para o mundo em que vivia e descobri que ao redor de mim estão seres humanos que merecem ser amados, até mesmo aqueles que resolveram me odiar por motivos fúteis.

Para quem pense que ser homem é fácil, lembre-se que se trata de uma missão, para a qual precisa-se de humildade, amor verdadeiro e respeito aos que nos cercam. E isso não é um favor, mas uma obrigação de cada um, para a qual a coragem é fundamental. Ela nos leva a enfrentar a ironia e a indiferença de muitos que não acreditarão na transformação pela qual passamos. MAS DEUS ACREDITARÁ. E ISSO É O QUE MAIS IMPORTA!

- Por Adalberto Pereira -

Nenhum comentário:

Postar um comentário