terça-feira, 24 de maio de 2022

PROCURE SER UM PAI PRESENTE, PARA QUE TENHA FILHO OBEDIENTE.

 

COMO ESTÁ VOCÊ COMO PAI? COMO SE COMPORTA VOCÊ COMO FILHO?

O relacionamento entre pais e filhos tem sido algo bastante preocupante para os que pretendem ter uma família sadia e temente a DEUS. O comportamento de ambas as partes já não seguem os princípios bíblicos.

O mau relacionamento leva a pessoa a um estado de solidão. Pensando nisso, resolvemos apresentar os resultados de uma pesquisa feita pela professora Rosiris entre  jovens estudantes, levando em consideração o relacionamento entre pais e filhos.

A pesquisa indicou que 23,9% dos jovens entrevistados afirmaram sentir a falta de alguém para namorar, enquanto 21% disseram que vivem em plena solidão pela ausência dos pais e por problemas familiares.

Uma das jovens entrevistadas disse: “Choro muito! Chorar é ótimo para desabafar”.

Outra jovem de 19 anos, funcionária de uma lanchonete,  desabafou: “Estou sempre no meio de muita gente, mas me sinto só!”.

Um depoimento que pode deixar você atônito, foi de uma jovem, que fez o seguinte desabafo: “Solidão é ter um pai que não se lembra dos filhos, pois está muito ocupado em achar manutenção para seu vício!”.

Outra jovem assim se expressou ao ser entrevistada: “Meus pais me deram para morar com os meus tios desde pequena. Têm outros filhos. Sou uma estranha em minha própria casa!”.

A resposta que causou mais emoção foi de uma jovem que perdera o pai, do qual sentia muita falta. Eis o depoimento: “Não sou eu quem procura a solidão. É ela quem me procura, por um só motivo: a perda de uma pessoa querida, meu pai!”.

A indiferença dos pais coloca os filhos à disposição de pessoas estranhas, que passam a dar conselhos inúteis, dirigindo os filhos para um futuro incerto e bastante perigoso. Muitos chegam a procurar refúgio nas drogas.

Colocar os filhos sob a orientação de outros jovens tem sido uma saída bastante confortável para os pais que procuram se isentar da responsabilidade de educar os filhos no caminho em que eles devem andar.

Levando em consideração os depoimentos das jovens pesquisadas, qual seria a sua resposta?

Se alguém perguntar ao seu filho ou sua filha a respeito de suas atitudes como pai, qual a resposta que você acha que eles dariam?

Se alguém perguntar: Onde estão os seus filhos neste momento? Quem são as pessoas com as quais eles se relacionam? Quais os ambientes frequentados por eles? Que tipos de livros, filmes ou seriados  seus filhos costumam ler ou assistir? Há diálogo entre você e seus filhos?

Qual seria a sua resposta?

De acordo com a resposta dada, você acha que agindo assim está sendo um pai presente?

Citando as Escrituras Sagradas, como orientadoras para um bom e perfeito relacionamento familiar, a Carta de Paulo aos Efésios diz: “E VÓIS, PAIS, NÃO PROVOQUEIS A IRA A VOSSOS FILHOS, MAS CRIAI-OS NA DOUTRINA E NA ADMOESTAÇÃSO DO SENHOR.” (Efésios 6:4)

Quanto aos filhos em relação aos pais, o mesmo apóstolo Paulo adverte em sua Carta aos Colossenses: “VÓS, FILHOS, OBEDECEI EM TUDO A VOSSOS PAIS; PORQUE ISTO É AGRADÁVEL AO SENHOR.” (Colossenses 3:20)

“O QUE FAREI PELOS MEUS FILHOS?”

“O QUE ESTOU FAZENDO PELOS MEUS FILHOS?”

“O QUE DEIXEI DE FAZER PELOS MEUS FILHOS?”

Perguntas como estas devem ser feitas diariamente e constantemente, antes que o problema se agrave ao ponto de chegar ao descontrole dos pais.

UM LEMBRETE IMPORTANTE:

Você é o dono da sua casa e todas as suas dependências lhe pertencem. Logo, você não precisa pedir licença para entrar onde você quiser. Os quartos dos filhos são apenas locais emprestados a eles. Neles, seu acesso é livre - SAIBA DISSO!

- Por Adalberto Pereira –

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário