quinta-feira, 15 de novembro de 2018

HOMENAGEM A JOSÉ ALENCAR DA COSTA


ELES FIZERAM HISTÓRIA



“ O que me falta fazer mais, se o que eu fiz até hoje ninguém faz?”

É com a inspiração da poesia nordestina, aproveitando este mote que me foi dito pelo meu homenageado, que inicio esta dedicatória ao cidadão JOSÉ ALENCAR DA COSTA, um dos oito filhos de Antônio Francisco da Costa e Maria Concebida da Costa.
Nascido na localidade de Braga, no dia 21 de setembro de 1929, Alencar, como é mais conhecido, fica muito à vontade para dizer que foi tropeiro, tendo tangido burros pelas estradas poeirentas do seu lugarejo. Durante 10 anos foi vereador em Padre Marcos, representando o então Distrito de Marcolândia, hoje cidade.
Alencar se orgulha de ter sido o primeiro proprietário de um veículo, um Jeep 1960, e o primeiro proprietário de uma casa de farinha em Marcolândia. Mas sua maior alegria foi quando comprou a primeira caminhoneta cabine dupla, em 1979, fazendo uma viagem ao Rio de Janeiro, com seu pai, seu sogro e uma cunhada.
Um dos cidadãos mais respeitados em Marcolândia e região, Alencar foi casado com d. Regina Maria da Costa, de quem guarda grandes e saudosas lembranças. O casal adotou como filhos Felisberto José da Costa e Maria Luzinete Costa.
E, 1988 concorreu à Prefeitura de Marcolândia, não conseguindo sucesso em suas pretensões de governar com dignidade a cidade a quem dedicou grande parte de sua vida.
Se sua maior alegria foi a compra de uma caminhoneta cabine dupla além  de nunca ter morado de aluguel, sua maior tristeza foi a perda da esposa querida, d. Regina Maria Costa, fato que não se sente bem ao lembrar.
Ao ser perguntado qual o maior e melhor presente que desejaria receber, respondeu que seria a volta de sua esposa d. Regina. Pedimos que deixasse uma frase para os jovens de hoje e ele, sem pensar duas vezes, respondeu: “Que eles façam tudo com honestidade, que assim estarão no caminho certo”.
José Alencar da Costa é uma pessoa bastante querida, um exemplo de dignidade e de honradez. Ao ser indagado a respeito de pessoas que merecem a sua admiração, ele citou Humberto Reis da Silveira, um filho de Jaicós, eleito treze vezes deputado estadual, como o seu grande professor e um grande exemplo a ser seguido.
Por tudo isso e por muito mais que representa para o município de Marcolândia, JOSÉ ALENCAR DA COSTA merece ser visto como os dos HOMENS QUE FIZERAM HISTÓRIA. A ele, a nossa sincera homenagem.
Assim como comecei, quero encerrar com o mote que faz cair lágrimas dos olhos do nosso homenageado José Alencar da Costa: “O QUE É QUE ME FALTA FAZER MAIS, SE O QUE EU FIZ ATÉ HOJE NINGUÉM FAZ?”.

Escrito por Adalberto Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário