quinta-feira, 20 de maio de 2021

SALVAÇÃO > VOCÊ PODE PERDÊ-LA?

 

                                   O PERDE E GANHA DA SALVAÇÃO

                                         VOCÊ JÁ ESTÁ SALVO (A)?

Existe e parece que sempre existirá uma séria discussão a respeito do PERDER ou NÃO PERDER a salvação. E isso tem sido uma pedra de tropeço no caminho dos que foram escolhidos para pregar a VERDADE contida nas Escrituras Sagradas.

Igrejas das mais diversas denominações criadas pelo homem insistem em misturar o verdadeiro sentido dos ensinamentos bíblicos. Pastores, com mestrado e doutorado, sempre interessados em mostrar conhecimentos bíblicos levam suas “ovelhas” a uma verdadeira confusão espiritual.

E saber que Jesus Cristo pregou o Evangelho da salvação com tanta simplicidade, mesmo enfrentando os obstáculos criados por seus perseguidores! E saber que Ele nem precisou de mestrado e doutorado. Seus discípulos também não precisaram.

Eu quero deixar esta passagem de Êxodo 32:31 a 33, quando Moisés intercede pelo seu povo que, em desobediência a Deus, estava adorando um ídolo por eles mesmos construído. Vejamos o que nos diz o texto:

“Moisés voltou para o lugar onde o Senhor estava e disse: - Este povo cometeu um pecado terrível. Eles fizeram um deus de ouro e o adoraram. Por favor, perdoa o pecado deles! Porém, se não quiseres perdoar, então tira o meu nome do teu livro, onde escreveste os nomes dos que são teus. Então o Senhor disse a Moisés: - Riscarei do meu livro todos os que pecarem contra mim...”.

A pergunta é: Deus está apenas ameaçando, ou Ele risca mesmo do Livro da Vida quem pecar contra Ele? Se no Livro da Vida estão os nomes dos salvos, então  alguém pode ter seu nome riscado dele e “perder a salvação”?

Na verdade, existe uma diferença quilométrica entre o PERDER e o DEIXAR DE GANHAR. Para ser bem mais claro, só perde algo quem o tem por tê-lo adquirido por compra, presente ou doação. Deixa de ganhar quem rejeita uma oferta de alguém.

Vejamos este exemplo: Alguém se propõe a lhe dar um computador, mas para isso, você terá que vencer alguns obstáculos. Caso você não aceite o desafio, deixou de ganhar o computador. Então, você não pode perdê-lo, uma vez que não o conquistou.

Você não pode perder um relógio, por exemplo, se você não tem o relógio.  No caso da salvação, você precisa renunciar a tudo que as Escrituras Sagradas determinam. Por exemplo, quem roubou, não roube mais; quem mentiu, não minta mais; quem foi desonesto, seja honesto agora; etc. Você, ao confirmar o seu desejo de seguir a Cristo, passa a fazer parte do povo eleito, mas isso não lhe garante a salvação. Muitos tomaram essa decisão, mas abandonaram “o barco” em alto mar. Inclusive pastores. São os chamados abominadores da fé.

No caso da salvação em Jesus Cristo, ela é oferecida, pela Graça de Deus, a todos aqueles que creem e que aceitam seguir a Cristo. Ninguém pode perdê-la, mesmo porque ainda não recebeu das Mãos de Jesus a Coroa da Vida, bênção que garante o acesso ao Reino de Deus. Lá só entra quem tiver o corpo INCORRUPTÍVEL. Você já tem? Daí sabermos que a salvação não é uma brincadeirinha qualquer.

As perguntas que eu faço são as seguintes: Você pode perder o que não tem? Alguém pode tirar de você algo que você ainda não ganhou? Alguém poderá perguntar onde eu quero chegar com essas indagações.

Para responder essas possíveis questões, prefiro recorrer às Escrituras Sagradas, considerando as palavras do próprio DEUS.

Vamos lá para o Livro de Mateus, capítulo 10, versículo 22: “... Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo”.

Viram que a salvação só será concretizada se o pecador arrependido permanecer firme até o fim? Isso significa dizer que precisamos manter a nossa comunhão com Deus e, a cada dia, aperfeiçoar a nossa vida espiritual através da fé em Jesus Cristo.

Agora, vamos lá para Mateus 24:12 e 13 > “A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará, mas quem ficar firme até o fim será salvo”. Vejam que  Mateus reafirma o que ele dissera lá atrás, no capítulo 10. Aqui, ele adverte sobre o esfriamento do amor em muitos eleitos. Ele não se refere aos incrédulos, não!

Marcos 13:12 e 13 coloca-nos diante de uma citação bastante contundente: “Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. E os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores, mas quem ficar firme até o fim será salvo”.

Marcos também faz a mesma advertência e até de forma bem mais drástica. Ele diz que muitos sob pressão, entregarão seus irmãos nas mãos dos assassinos e que os pais entregarão os filhos e os filhos matarão os pais, fazendo a vontade dos seus opressores.

Ele continua afirmando que os seguidores de Jesus Cristo serão odiados. Mas depois vem um saudável resultado: quem ficar firme até o fim alcançará a salvação. Isso quer dizer que ainda não estamos salvos, mas seremos SE perseverarmos na fé.

Em sua pregação para uma multidão, judia e todos moradores de Jerusalém, Pedro mandou que todos se arrependessem e fossem batizados em nome de Jesus Cristo para que seus pecados fossem perdoados e receberem o Espírito Santo. Ele chegou a dizer: “... saiam do meio dessa gente má e salvem-se”. Está em Atos dos Apóstolos, capítulo 2.

Para o pecador ser salvo, ele precisa afastar-se daqueles que praticam o mal, para não ser contaminado. Aqui, Lucas sugere que depois de arrependido dos seus pecados o pecador seja batizado em nome de Jesus Cristo, para que seus pecados sejam perdoados e possam receber o Espírito Santo.

Nesse caso, o pecador abre o seu coração para que o Espírito Santo do SENHOR comece a atuar e, através da fé em Deus, sua vida inicie o processo de transformação. Ele recebe, então um novo coração: sem mágoa, sem rancor, sem ódio, sem inveja; um coração transformado.

Tiago 1:12 diz: “Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam”.

Vejam em que situação Tiago coloca aquele que se diz arrependido e promete seguir a Cristo. Ele tem que ser fiel nos momentos de aflições. Ele diz mais que somente depois de aprovado das aflições poderá receber o Prêmio Maior de Deus: a Vida Eterna. E Vida Eterna significa SALVAÇÃO. Você já está pronto para esta gloriosa aventura? Suas aflições já chegaram ao fim?

Apocalipse 2:10 diz: “Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai por na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida”.

E agora? Não será isso uma exigência impossível? Ser preso pelo Diabo durante dez dias não será doloroso para o pecador arrependido provar sua fidelidade a DEUS? E ser fiel até mesmo tendo de morrer por amor a Deus? Tremeu? Mas o prêmio prometido por Deus é a Vida Eterna. E aí? Você já está salvo?

Apocalipse 3:5 diz: “Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim”.

Eu termino aqui com esta parte do Livro de Apocalipse. Quem conseguir a vitória serão vestidos de branco e seu nome não será tirado do LIVRO DA VIDA. Esperem aí! Então o nome de um eleito pode ser tirado do Livro da Vida? Então ainda não estamos salvos para sempre?

ATENÇÃO! Só morre em Cristo aquele que vice com Cristo. Não é somente o CRER que conduz à salvação, mas o OBEDECER.

REFLITA SOBRE TUDO ISSO, OLHE PARA DENTRO DE SI, ANALISE A SUA VIDA COMO CRISTÃO, VEJA COMO ESTÁ A SUA COMUNHÃO COM DEUS E ENCONTRARÁ RESPOSTAS PARA MUITAS PERGUNTAS QUE SEUS PASTORES NÃO TÊM CORAGEM DE RESPONDER.

- Por Adalberto Pereira -

                                               -o-o-o-o-o-o-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário