segunda-feira, 31 de maio de 2021

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O DIA DA VOLTA DE JESUS CRISTO?

 



                                        A VOLTA DE JESUS CRISTO                          Parte 2

No texto anterior vimos com muita precisão os sinais que nos colocam diante de uma preparação espiritual para recebermos com júbilo a vinda de Jesus Cristo. Foram mostrados os sete selos e as sete trombetas e como acontecerão os fatos envolvendo estes sinais.

Agora, esperando sermos claros em nossas citações, veremos como será a preparação para a passagem dos salvos para a Nova Jerusalém, cidade construída por DEUS para aqueles que perseveraram até o final. Em outra ocasião falaremos sobre esta Cidade Santa, morada Celestial preparada para os salvos.

Antes, Jesus Cristo aparece como o Filho mensageiro de DEUS para pregar o Evangelho da Salvação. Vimos Jesus curando enfermos, ressuscitando mortos, perdoando pecadores, curando defeitos físicos e pregando o amor. Foram muitos os milagres por Ele realizados, cada um mais extraordinário que o outro.

Agora, vamos ficar diante de um Jesus severo e impiedoso, agindo como JUIZ. Não haverá segunda chance. Ele foi perseverante, misericordioso, amoroso, bondoso e paciente. Agora, os que duvidaram, ignoraram a sua mensagem e não deram ouvidos aos seus ensinamentos, serão julgados com todo o rigor. Alguns sinais já foram vistos e outros ainda estão acontecendo.

A ordem é esta: “... quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentam naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais.”

Chamamos a sua atenção para a parte de Mateus 24, que diz no versículo 21 que a tribulação será tão grande que, desde a fundação do mundo nunca houve igual e que nunca haverá até que se cumpra a última profecia.

Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror só em pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Com certeza, desespero maior será quando Jesus aparecer sobre as nuvens para o julgamento final.

A RESSURREIÇÃO E O ARREBATAMENTO

Quero começar com este texto bíblico citado em Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versos 9 a 11:

“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com  os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estás olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá de modo como vistes subir”.

1 – Jesus será visto por todos, como diz Apocalipse 1:7 > “Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o virão, até mesmo os que o atravessaram com  a lança. Todos os povos do mundo chorarão por causa dele. Certamente assim será. Amém!”

Este acontecimento é citado em Mateus 24:30 > “Então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu. Todos os povos da terra chorarão e verão o Filho do Homem descendo nas nuvens, com poder e grande glória”.

Não pensem que Jesus virá e apenas será visto em uma parte da terra ou em apenas um país ou uma região. Até aqueles que o mataram, até aqueles que zombaram e ainda zombam dele e do seu Evangelho, o verão. TODOS! A diferença é que muitos ficarão apavorados e poucos o glorificarão.

Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses 4:16 e 17, diz: “Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que  estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor”.

Em Mateus 16:17, Jesus Cristo, falando sobre a sua vinda,  diz: “Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez”.

Essa recompensa será feita através de galardões. Aqueles que serão salvos e fizeram muito, muito receberão; os que serão salvos e fizeram menos, menos receberão. Mas isso não significa dizer que seremos salvos pelas obras.  Jesus mesmo disse que será RECOMPENSA e não SALVAÇÃO.

Em Apocalipse 22:12, está escrito: “Escutem! – diz Jesus – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com  o que tem feito”.

No capítulo 24, versículo 27, Jesus diz: “Porque, assim como o relâmpago risca  o céu, do nascente até o poente, assim será a vinda do Filho do Homem”.

Isso significa dizer que Ele não vai bater de porta em porta dizendo o dia e a hora em que virá. Ele virá de forma surpreendente, como um relâmpago e não haverá tempo para arrependimento. Quando Ele destruiu Sodoma e Gomorra, não mandou aviso. Apenas Ló, por ser temente a DEUS, foi retirado de lá pelos anjos.

Em sua segunda Carta, o apóstolo Pedro diz a respeito da vinda de Jesus: “Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo que existe nela vão sumir”. (2 Pedro 3:10)

Mas Pedro diz, no versículo 14: “Por esta razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,...”.

Naqueles dias, muitos pedirão clemência mostrando-se arrependidos por não levarem a sério o Evangelho dos apóstolos. Todos se ajoelharão diante do Filho de Deus, como nos diz Apocalipse 6:15 a 17. E isso independe de quem você é ou será neste mundo. Vejamos o que nos diz o Livro das Revelações:

“Então os reis do mundo inteiro, os governadores e os chefes militares, os ricos e os poderosos e todas as outras pessoas escravas ou livres, se esconderam nas cavernas e debaixo das rochas das montanhas. E gritavam para os montes e  para as rochas: - Caiam sobre nós e nos escondam dos olhos daquele que está sentado no trono e nos protejam da ira do Cordeiro! Pois já chegou o grande dia da ira deles, e quem poderá aguentá-la?” (Apocalipse 6:15 a17)

Mateus 25:31 a 33 > “... Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros à sua esquerda”.

Na passagem do joio e do trigo narrada no Evangelho de  Mateus 13:24, Jesus diz que o joio foi lançado no meio do trigo pelo inimigo, referindo-se a Satanás. Mas deixou claro aos seus discípulos que somente ele seria capaz de separar os dois. Isso acontecerá na sua segunda vinda.

O trigo representa o povo de Deus, aquele povo que não se curvou diante dos ídolos fabricados por mãos humanas e que seguiu os ensinamentos de Deus. Este povo, que não recorreu aos ídolos nos seus momentos de necessidades, será chamado para ficar ao lado direito de Jesus.

Vejam o que está escrito em Mateus 25:34, quando Jesus se refere a este povo: “Então o Rei dirá aos que estão à sua direita: Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo”.

Está provado que o Reino de Deus não é coisa de hoje ou de um passado recente. Ele já fora preparado desde que o próprio DEUS criou o Universo e tudo que nele existe. Só que este Reino é para os que seguem a Cristo perseverando na fé e sendo obedientes até o fim.

Ao contrário do trigo, o joio representa o povo que se afastou de Deus, dando preferência aos ídolos e recorrendo a eles nos seus momentos de necessidades. Este povo preferiu o caminho largo, que conduz à perdição, conforme está escrito em Mateus 7:13 e 14:

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.

Neste momento, todos que serão chamados para junto de Jesus glorificarão o nome do Senhor e mostrarão sua alegria pela volta do Filho do Homem. Estes receberão das mãos de Jesus a coroa da vida e estarão salvos para sempre; eles terão seus corpos transformados. Serão corpos incorruptíveis.

“Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos”.

Para estes haverá sofrimento, angústia, todos gritarão desesperados e pedirão clemência. Mas terão diante de si um Jesus justo. Quem pensa que pode deixar para a vinda de Jesus o momento do arrependimento, está totalmente enganado. A preparação é aqui, na terra. Depois... ou CÉU ou INFERNO.

O desespero de muitos está registrado em Mateus 7:22, quando Jesus disse: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?”

Agora, vejam no versículo seguinte, o 23, a resposta de Jesus para esses retardatários: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais  a iniquidade”.

Acredito que ouvir estas palavras de Jesus Cristo num momento de tanta angústia, de tanto sofrimento e da tanta dor, não será nada agradável. Mas esta é a verdade. Não brinquem com a paciência de DEUS! Ela tem limites!

Embora muitos achem que as promessas feitas por Deus não passam de simples brincadeiras, elas estão sendo cumpridas e delas são vítimas todos que vivem neste mundo dominado pelo pecado. Enganam-se aqueles que dizem que DEUS não castiga. Ele castiga, SIM!

Vejam quem será duramente castigado e que, por conta disso não terá acesso ao Reino de DEUS, conforme ele mesmo afirma em Apocalipse capítulo 21, versículo 8:

“Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte”.

Muita gente não se sente bem quando dizemos que essas pessoas terão o inferno como seu endereço e que esta morada será eterna e não apenas um pequeno período de sofrimento. E não adianta ter sido um frequentador assíduo de uma igreja ou um pregador da Palavra. Se não esteve em plena comunhão com DEUS, observando os Seus mandamentos, será lançado no LAGO DE FOGO E ENXOFRE, que é o INFERNO.

Lá no Livro do profeta Daniel, capítulo 12, versículos 1 e 2, ele conta como foi que Deus falou com ele a respeito do Juizo Final.  Ele confirmou o que já fora dito por Jesus Cristo em Mateus 24:21. Serão momentos de desespero total como nunca foi visto antes, só que aqui, Daniel mostra o que acontecerá com os seguidores de Jesus Cristo:

“E o anjo continuou dizendo: - Nesse tempo, aparecerá o anjo Miguel, o protetor do povo de Deus. Será um tempo de grandes dificuldades, como nunca aconteceu desde que as nações existem. Mas nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus. Muitos dos que já tiveram morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna.”

Jesus mostrou a João como deveriam proceder as pessoas naqueles dias. Em Apocalipse capítulo 22, versículos 10 e 11, ele diz que aquelas pessoas que fazem o que desagrada a Deus, continuem assim, pois não adianta tentar mudar de comportamento agora. Não haverá perdão para eles.

Para aqueles que fazem a vontade de Deus, que consagrou sua vida ao Senhor, procurando fazer o que Ele mandou; aqueles que perseveraram até o fim, Jesus disse que continuassem assim, pois para eles não haverá julgamento para a morte, mas terão a vida eterna. Vejamos as palavras do Filho do Homem:

“E o anjo continuou: - Não faça segredo das palavras proféticas deste livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto. Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue  a ser dedicado a Deus.”

Primeiro os mortos, todos sem exceção, ressuscitarão para o julgamento final. Aqueles que morreram em Cristo, ou seja, os que perseveraram até o fim, ressuscitarão primeiro. Como exemplos podemos citar entre eles: Moisés, Josué, Noé, Jó, Maria e José, os pais de Jesus,  João e Paulo.

É uma citação bastante pesada, mas não podemos fugir desta realidade e nem devemos omiti-la, mesmo que desagrade a muitos: O inferno foi criado por Deus para o Diabo e seus anjos, inclusive para pastores, padres, bispos, presidentes e outros que não seguiram fielmente a JESUS CRISTO.

Ai daqueles que usarem o Tabernáculo do Senhor como “trampolim” para satisfazerem os seus anseios pessoais, colocando as riquezas materiais acima das espirituais. Ai daqueles que abandonaram o rebanho do Senhor, deixando-o nas mãos do inimigo destruidor. Ai daqueles que não cumprirem com zelo a gloriosa missão que lhes foi confiada.

Se você brinca de ser cristão, pensando que é uma missão fácil, procure mudar o seu ponto de vista imediatamente. Abandone a idolatria, a incredulidade e a desobediência, pois DEUS é amor, bondade, misericórdia e perseverança, mas tudo isso terá o seu limite.

No Juízo Final ele será rigoroso e impiedoso em punir os que fizeram ou fazem dele um símbolo de brincadeira.

- Por Adalberto Pereira - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário