segunda-feira, 27 de setembro de 2021

VOCÊ É A IMAGEM DE DEUS?

 NEM IMAGEM, NEM SEMELHANÇA.                            

“Também disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou...”

Assim começa a nossa história a partir da criação do homem. Vejam que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, ou seja, o homem era perfeito, mas Deus não disse que ele teria os mesmos poderes. Mas dominaria toda a terra. VAMOS POR PARTES:

Primeiro Deus criou o homem. Este homem criado por Deus era puro, perfeito, sem pecado algum. Este homem criado por Deus dominaria os peixes, as aves, os animais domésticos, toda a terra, e todos os répteis que rastejam pela terra. Este homem criado por Deus era a imagem e a semelhança de quem o criou.

Deus viu que este homem criado por Ele não podia viver sozinho e deu-lhe uma companheira, mandando que eles tivessem muitos filhos e povoassem a terra. Deus construiu um jardim num lugar chamado Éden e colocou os dois, dando ao homem  a missão de cuidar daquele jardim.

“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor lhe deu esta ORDEM: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:15 a 17).

Nós crescemos ouvindo os homens dizerem que o pecado veio através de Adão! Mas. Será isso verdade? Será que foi Adão o precursor do pecado? Vamos voltar ao diálogo entre a serpente (Diabo) e Eva?

Gênesis 3:1 a 6 > “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor tinha feito, disse à MULHER: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a MULHER! Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então a serpente disse à MULHER: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus,  sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a MULHER que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu”.

Notaram que Adão não participou do diálogo entre Eva e a serpente (diabo)? E que a serpente não deu o fruto para Eva comer? Notaram que ela não estava perto da árvore (... do fruto da árvore que está no meio do jardim...)? Pelo que ela disse, a árvore estava distante, portanto, ela saiu dali e foi até a árvore... E agora? Você ainda vai acreditar que o pecado veio de Adão?

Agora vejamos o que Deus disse a Eva: “Disse o Senhor Deus à MULHER: Que é isso que fizeste? Respondeu a MULHER: A serpente me enganou, e EU comi.” (Gênesis 3:13)

Vejamos o que DEUS disse a Adão: “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de TUA MULHER e comeste da árvore que eu ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida” (Gênesis 3:17).

Notaram que a serpente não induziu Adão ao pecado da desobediência? Viram que ela procurou a mulher, por achar que ela seria uma presa fácil? Viram que o próprio Deus acusou Adão de ser seduzido por Eva?

Agora vejamos a ordem dos castigados: Primeiro Deus castigou a serpente; depois Deus castigou a mulher; o último a ser castigado foi Adão (veja Gênesis 3:13 a 17).

O homem, que era perfeito, irrepreensível, sem pecado ao desobedecer a ordem do SENHOR passou a ter um coração cheio de inveja, ganância, maldade. Passou a matar para conquistar poderes. Passou a recorrer à feitiçarias para alcançar vitórias. Descobriu a sua nudez, mas ainda não descobriu o quanto é nocivo diante de DEUS.

Pelo relato (bíblico) feito aqui, você ainda acha de o homem continua sendo imagem e semelhança de Deus? Você acredita que um bandido, um homem sem escrúpulo, mentiroso, traiçoeiro, covarde, continua sendo a imagem e semelhança de Deus? Esta é a pior das calúnias que se pode lançar contra a Divindade, a Soberania, a Santidade e o Poder do nosso DEUS.

Não pode ser imagem e semelhança de Deus quem não sabe o que é o perdão, a humildade, o arrependimento e o amor ao próximo.

Não pode ser imagem e semelhança de Deus quem tem o coração cheio de ódio, de rancor, de inveja, de ganância, de vingança e que aplaude a derrota do seu semelhante.

Não pode ser imagem e semelhança de Deus, quem se apossa ilicitamente do patrimônio alheio, o corrupto, o desonesto, o que pratica todo tipo de iniquidade.

Estes podem ser imagem e semelhança de tudo, MENOS DE DEUS. As Escrituras Sagradas dizem que o homem, antes de se arrepender, estava morto em seus delitos e pecados. Esta não se trata da morte física, do corpo, mas da morte espiritual. Veja isso:

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2:1)

Vale a pena reescrever esta mensagem para os esquecidos:  “Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores” (Marcos 2:16 e 17).

Jesus Cristo não morreu pelos salvos. Vejamos o que a Bíblia diz a respeito: “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, SENDO NÓS AINDA PECADORES” (Romanos 5:6 a 8).

Isso significa dizer que Jesus Cristo não deu a vida pelos salvos, mas pelos perdidos. Jesus Cristo não morreu pelos justos, como muitos acreditam, mas pelos ímpios. Quando Ele morreu na cruz por nós, nós não éramos justos e muito menos salvos. Éramos ÍMPIOS.

Deus não amou a um grupo de escolhidos seus como pensam alguns desinformados. Ele amou ao MUNDO e de TAL maneira que deu seu Filho unigênito (João 3:16). O homem que foi a imagem e a semelhança de DEUS morreu espiritualmente na sua desobediência.

(Por Adalberto Pereira)

                                             -o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário