domingo, 24 de maio de 2020

PREGADORES DA VERDADE - Parte 13


PREGANDO A VERDADE COM CORAGEM E SERIEDADE.  
Parte 13                 continuação
QUAL O CAMINHO A SEGUIR?
“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadece dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaias 55:7, 8 e 9).
A pergunta que serve como tema para esse estudo é: Qual o caminho a seguir? Esta pergunta baseia-se no fato de termos, segundo as Escrituras Sagradas, apenas dois caminhos a seguir: o que conduz à salvação e o que conduz à perdição.
O que passar disso, é criação do homem  e não vem de Deus. Logo, trata-se de uma criação satânica. O homem, na tentativa de amenizar a situação dos filhos do diabo, resolveu criar outros caminhos, indo contra os ensinamentos Divinos. Esses criadores também vão para o inferno, usando os mesmos caminhos por eles criados.
A palavra do Senhor diz em Mateus capítulo 7, versículos 13 e 14: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.
Falando sobre a segurança de uma casa construída sobre um alicerce firme, a palavra de Deus diz nos versículos 24 e 25 do mesmo capítulo 7 de Mateus:
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.”
Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo para salvar o mundo ímpio do pecado. Pelos pecadores ele deu sua própria vida, sofreu sem merecer e derramou seu precioso sangue por aqueles que vivem escravos deste mundo cruel e perverso.
Não foram poucas as mensagens deixadas por Jesus Cristo e pelos escolhidos por ele para mostrar o caminho que conduz à salvação. As chamadas ao arrependimento continuam se espalhando pelos quatro cantos do mundo. Os sinais da ira de Deus se renovam e a humanidade pervertida continua fazendo de conta que nada lhe foi dito.
As duas portas continuam abertas. A estreita dá início a um caminho estreito e cheio de obstáculos. Este caminho tem um destino: o reino Eterno, preparado por Deus para os arrependidos viverem eternamente. É um lugar de paz, alegria, felicidade, onde não há sofrimento nem dor. Um lugar onde não se precisa do sol, nem da lua e nem das luzes criadas pelo homem. Deus é a luz que brilha com intensidade.
A outra porta também continua aberta. Ela dá acesso a um caminho espaçoso, cujo destino é o lago de fogo ardente, preparado para aqueles que rejeitam ao chamado de Deus ao arrependimento. Este lugar foi preparado para o Diabo e seus anjos. Lá, a dor e o sofrimento serão eternos.
A primeira coisa que o pecador precisa fazer é escolher entre a porta estreita e a porta larga. Ao ultrapassar uma delas, a vida de cada um será conforme a escolha feita. Ou ele vai em busca da salvação ou da perdição. Não existe meio termo, aquele famoso “mais ou menos”.
Não adianta a pessoa ser honesta, amorosa, caridosa, prestativa, disciplinada, e praticar boas obras. Nada disso tem validade se o pecador não aceitar Jesus Cristo como seu salvador. Deus não se importa se a pessoa é praticante do bem. A ele importa você declarar seu Filho como seu único e suficiente salvador.
Não foi a mãe nem o pai de Jesus, não foram os seus discípulos, não foram os “santos” criados por mãos humanas quem morreu na cruz pelos nossos pecados. Ninguém sofreu o que Jesus sofreu em nosso lugar. Não adianta implorar e invocar quem não fez nada por nós.
Jesus Cristo mesmo disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
Veja que Jesus não disse “... se alguém entrar por mim, SERÁ salvo...” Ele não disse que já estava salvo. Ou seja, você precisa ir a cada dia aperfeiçoando a sua vida espiritual até alcançar a salvação. Você entra pela porta, mas vai enfrentar um caminho estreito até alcançar a coroa da vida.
Quando Tomé pediu que Jesus Cristo mostrasse o caminho a seguir, ele respondeu: “... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6).
A porte estreita se abre para o caminho apertado, que nos leva a Jesus. A porta larga se abre para o caminho espaçoso, que leva o pecador a Satanás.
Seguindo pelo caminho apertado, você deve se desfazer de toda a bagagem cheia de rancor, ódio, prostituição, ganância, inveja, desonestidade, mentiras, crueldade, entre outras nela contidas.
Para o crente que se apresenta como trigo continuar pelo caminho apertado, faz-se necessário urgentemente se desfazer da frieza espiritual, da perversão moral e outros costumes que desagradam ao Senhor. Ao aceitar seguir por este caminho, o Espírito Santo começa a atuar em sua vida.
Em sua caminhada pelas cidades e aldeias, alguém perguntou a Jesus: “... Senhor, são poucos os que são salvos?” Jesus respondeu: “... Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lucas 13:23 e 24).
Vejam que não é tão fácil como muitos pregam e pensam! Jesus disse ESFORÇAI-VOS, ou seja é preciso fazer esforços para ter acesso à porta estreita e seguir pelo caminho apertado até chegar ao DESTINO, que é a salvação.
E agora? Você ainda bate no peito afirmando com tanta convicção: - Eu estou salvo? Ou vai dizer agora: - Eu continuo aperfeiçoando minha vida espiritual para alcançar a salvação? Olhando bem para esta resposta de Jesus, há uma diferença entre ser e se esforçar para ser!
Para deixar bem mais claro o objetivo dessa mensagem, citarei os versículos 25 ao 30 de Lucas 13:
“Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei doente sois. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniquidades. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora. Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus. Contudo, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos.”
Notaram que a porta da qual falamos, a estreita, irá se fechar e que os que estiverem do lado de fora não entrarão mais? E o que mais preocupa é que essa mensagem agora já não é para os incrédulos, mas para aqueles que estão dentro das igrejas, achando que já está tudo resolvido quanto à sua salvação. É para os ELEITOS.
O sacrifício de Jesus Cristo é eficaz para sempre, como nos diz Hebreus 9:27 e 28:
“E, assim como aos homens está oredenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado,  aos que o aguardam para a salvação.”
Este é o “ponto final” da história. Um ponto final inquestionável, indiscutível e imutável. E não adianta criar momentos que não fazem parte desta história, tentando amenizar a situação de falsos crentes. Com Deus, ou é ou não é. E pronto!
- Por Adalberto Pereira –
AGUARDE CONTINUAÇÃO     -     PARTE 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário